Pilotando (e dirigindo) pelas ruas e estradas tenho visto,
cada dia mais, as pessoas ao volante (ou ao guidão) conversando no celular e
mesmo digitando mensagens. Há também as que fumam enquanto pilotam ou dirigem.
E nas paradas para almoçar, tomar uma água ou café, ir banheiro ou simplesmente
abastecer vejo as pessoas consumindo bebida alcóolica e depois retornado ao
volante (ou ao guidão).
São hábitos comuns, facilmente perceptíveis por qualquer um
que observe minimamente o que ocorre nos veículos (motocicletas, triciclos,
carros, utilitários, ônibus, caminhões...) que os cercam e nos postos, bares e
restaurantes nos quais param.
Essas são atitudes tipicamente individualistas, de uma
sociedade de pessoas que pensam primeiro nos seus desejos e necessidades, sem
considerar suas responsabilidades com os demais seres humanos. As ruas e
estradas não são espaços individuais (onde cada um possa exercer plenamente sua liberdade
e fazer o que quiser); as ruas e estradas são espaços coletivos, compartilhados
por usuários de veículos automotores, ciclistas e pedestres (e mesmo por
transporte tracionado por animais).
E em espaços coletivos o nosso agir implica em se colocar no
lugar do outro, em assumir nossa responsabilidade pelo espaço utilizado,
compartilhado por todos que o utilizam; implica CUIDAR DO OUTRO. Quem divide o
ato de pilotar ou dirigir com outra atividade (celular, cigarro, etc.) e/ou
bebe antes (ou durante) não cuida do outro, e nem de si mesmo.
Sou defensor radical das liberdades individuais, mas essas
liberdades apenas podem ser exercidas em sua plenitude em espaços nos quais o seu exercício não coloque em
risco real o outro. E a realização de outras atividades enquanto se pilota ou
dirige, bem como o consumo de álcool, colocam o outro em risco real. A vida, a
saúde e a integridade física colocadas em jogo não são apenas de quem pratica
esses atos, mas de todos que estiverem ao alcance do seu veículo.
Em países como o Brasil, que possui um sistema de saúde
pública, mesmo escolhas individuais como não usar capacete (e demais
equipamentos apropriados para pilotar uma motocicleta) e não utilizar cinto de
segurança tem de ser consideradas sob o prisma do dano ao coletivo, tendo em
vista que quem faz isso está, em tese, colocando em risco apenas a sua
integridade física (e não a do outro), mas em caso de acidente quem vai pagar a conta é a coletividade.
No caso dos bondes (ou comboios) de motocicletas tudo isso é
ainda muito mais grave. Um piloto falando ao celular, fazendo selfie, acendendo
um cigarro ou sob o efeito do álcool pode causar um acidente de grandes
proporções, com dezenas de motocicletas sendo derrubadas e de motociclistas
mortos ou feridos.
Pilotar e dirigir dando integral e exclusiva atenção a essa
atividade não é apenas uma obrigação porque está na lei. Pilotar e dirigir não
dando integral e exclusiva atenção a essa atividade também não é apenas
irresponsabilidade. Pilotar e dirigir dando integral e exclusiva atenção a essa
atividade é um dever ético, um dever humano para com todos os demais seres
vivos que dividem conosco esta caminhada no planeta Terra.
Ninguém é obrigado a pilotar e dirigir: pode andar a pé, de ônibus, de táxi, de avião, contratar um motorista particular... ou simplesmente ficar em casa. Mas se optar por pilotar e dirigir lembre sempre de que as ruas e estradas não lhe pertencem, são espaços coletivos; e que a vida, a saúde e a integridade física dos demais seres vivos são insubstituíveis.
Ninguém é obrigado a pilotar e dirigir: pode andar a pé, de ônibus, de táxi, de avião, contratar um motorista particular... ou simplesmente ficar em casa. Mas se optar por pilotar e dirigir lembre sempre de que as ruas e estradas não lhe pertencem, são espaços coletivos; e que a vida, a saúde e a integridade física dos demais seres vivos são insubstituíveis.
Um comentário:
Muito importante o assunto abordado por esse post, gostei muito do seu blog, assim como gosto da Suzuki Motos , amei!!
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