Pesquisar no Google

Pesquisa personalizada

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

PROTEGENDO OS CROMADOS

Fonte: http://revistaautoesporte.globo.com/Autoesporte/0,6993,EAD591514-1696,00.html

As sugestões de dois especialistas para conservar peças cromadas e evitar o desgaste prematuro:
- limpar periodicamente a peça, usando apenas água, sabão neutro e pano; materiais abrasivos, como palhas de aço, devem ser evitados, pois retiram as camadas do cromo;
- não utilizar produtos químicos como álcool, acetona e solventes em geral;
- após a limpeza, passar uma cera automotiva protetora para conservar o cromado;
- é recomendável limpar as peças em intervalos de 90 dias; no litoral, onde a salinidade agride mais as peças, reduza o período para 30 ou 60 dias.

Observação pessoal:
Não consegui encontrar até agora uma posição clara sobre o que utilizar para proteger, ou mesmo se se deve utilizar algo. As posições que encontrei vão de não utilizar nada, utilizar cera sem corrosivo e utilizar limpa prata. E todos deixam claro que não se deve utilizar pasta ou cera para polimento.
Gostaria de saber o que vocês tem a dizer... é só clicar em comentário e digitar.

4 comentários:

Deuses do Vento disse...

Segundo um amigo engenheiro químico, o acúmulo de maresia (que contém SAL) no metal junto com o oxigênio do ar faz com que haja a oxidação (a famosa eletrólise).

sal+metal+oxigênio=ferrugem

Se você limpar seu cromado com um pano úmido SEMPRE que ele tiver contato com o ambiente, não precisa fazer mais nada. Basta isso e seu cromado dura pra sempre.

Como pessoas que trabalham não têm tempo de fazer isso, você passa vaselina ou cera (sem abrasivo) a cada semana ou quinzena. Pronto.

Uma outra solução é se utilizar de produtos náuticos (ali sim a oxidação é absurda), como o CorrosionX para proteger o metal. Ainda não testei esse produto, mas já encomendei porque segundo o fabricante com 3 aplicações ao ano o metal se mantém novo.

Abraços.

Horácio Wanderlei disse...

Obrigado pela dica; já tinha lido sobre a utilização de produtos náuticos, mas nunca fui atrás. Agora com a tua dica vou procurar.
No meu caso dois problemas se combinam: moro em apartamento (não tenho como "fazer a higiene" da moto em casa) e em Florianópolis (com todas as belas prais e também com toda a maresia). A utilização de produtos para proteção de veículos náuticos realmente pode ser a melhor solução.
Forte abraço

Anônimo disse...

E aí pessoal!
Eu usei na minha moto, um produto específico para cromados, ficou muito bom.
Polidor Líquido Brasso
Fabricante, Reckitt Benckiser.
Aplica e polir com flanela macia até secar, fica muito bom!
Abraços!!

Unknown disse...

Olá pessoal comprei cera Cadillac com carnaúba excelente a durabilidade protege muito bem os cromos