Pesquisar no Google

Pesquisa personalizada

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

PROTEGENDO OS CROMADOS

Fonte: http://revistaautoesporte.globo.com/Autoesporte/0,6993,EAD591514-1696,00.html

As sugestões de dois especialistas para conservar peças cromadas e evitar o desgaste prematuro:
- limpar periodicamente a peça, usando apenas água, sabão neutro e pano; materiais abrasivos, como palhas de aço, devem ser evitados, pois retiram as camadas do cromo;
- não utilizar produtos químicos como álcool, acetona e solventes em geral;
- após a limpeza, passar uma cera automotiva protetora para conservar o cromado;
- é recomendável limpar as peças em intervalos de 90 dias; no litoral, onde a salinidade agride mais as peças, reduza o período para 30 ou 60 dias.

Observação pessoal:
Não consegui encontrar até agora uma posição clara sobre o que utilizar para proteger, ou mesmo se se deve utilizar algo. As posições que encontrei vão de não utilizar nada, utilizar cera sem corrosivo e utilizar limpa prata. E todos deixam claro que não se deve utilizar pasta ou cera para polimento.
Gostaria de saber o que vocês tem a dizer... é só clicar em comentário e digitar.

6 comentários:

Deuses do Vento disse...

Segundo um amigo engenheiro químico, o acúmulo de maresia (que contém SAL) no metal junto com o oxigênio do ar faz com que haja a oxidação (a famosa eletrólise).

sal+metal+oxigênio=ferrugem

Se você limpar seu cromado com um pano úmido SEMPRE que ele tiver contato com o ambiente, não precisa fazer mais nada. Basta isso e seu cromado dura pra sempre.

Como pessoas que trabalham não têm tempo de fazer isso, você passa vaselina ou cera (sem abrasivo) a cada semana ou quinzena. Pronto.

Uma outra solução é se utilizar de produtos náuticos (ali sim a oxidação é absurda), como o CorrosionX para proteger o metal. Ainda não testei esse produto, mas já encomendei porque segundo o fabricante com 3 aplicações ao ano o metal se mantém novo.

Abraços.

Horácio disse...

Obrigado pela dica; já tinha lido sobre a utilização de produtos náuticos, mas nunca fui atrás. Agora com a tua dica vou procurar.
No meu caso dois problemas se combinam: moro em apartamento (não tenho como "fazer a higiene" da moto em casa) e em Florianópolis (com todas as belas prais e também com toda a maresia). A utilização de produtos para proteção de veículos náuticos realmente pode ser a melhor solução.
Forte abraço

Anônimo disse...

E aí pessoal!
Eu usei na minha moto, um produto específico para cromados, ficou muito bom.
Polidor Líquido Brasso
Fabricante, Reckitt Benckiser.
Aplica e polir com flanela macia até secar, fica muito bom!
Abraços!!

Unknown disse...

Olá pessoal comprei cera Cadillac com carnaúba excelente a durabilidade protege muito bem os cromos

Alvaro disse...

Frasco verde para ferragens e cromados, o vermelho para placas e circuitos eletronicos. Eficiente.

Renato disse...

Amigos, boa noite!
As opiniões são as mais variadas possíveis, daí, percebemos que todos tem um só objetivo, ou seja, proteger seu patrimônio.
Na minha moto, uma boulevard M1500, a qual fica parada a semana todo e tem mais cromados que um Cadillac 1960, utilizo um pano úmido para retirada da sujeira e depois sapeco WD40 com vontade. O resultado até agora é excelente!